Bem vindos ao grupo TAA de Foz do Iguaçu

Verifique os benefícios da Equoterapia identificados no Clube Hípico de Foz do Iguaçu!

Alguns membros do grupo já tinham interesse no tema da TAA e já pesquisavam informalmente sobre o tema, por meio de leitura de livros e matérias na internet. Vimos que tal tema se encaixava na linha do nosso projeto de pesquisa do curso de psicologia na faculdade, por se tratar de possibilidade terapêutica com potencial não aproveitado na cidade.

Ao pesquisar sobre o tema na biblioteca de duas Faculdades da cidade, não encontramos um único material sobre o mesmo ou outros correlatos, como “terapia com animais”, “cão terapeuta”, “animais terapeutas”, “equoterapia”, sugerindo que nossa impressão inicial sobre o pouco conhecimento do assunto correspondia à realidade.

Assim, definimos que a questão principal a ser trabalhado no projeto era a falta de informação sobre TAA na comunidade de Foz do Iguaçu. A partir daí, usamos a técnica da árvore de problemas – vide item “restrições em Foz”- para identificar os fatores que contribuíam para a dificuldade (causas) e as consequências que eram geradas por esse problema principal definido.

E as seguintes consequências a partir dessa falta de informação são:

  • Falta de acesso aos benefícios da TAA
  • Redução das opções de tratamento e atendimento

Para confirmar nossa impressão de pouco conhecimento sobre o assunto na cidade, elaboramos uma pesquisa por meio de formulário da ferramenta Google Forms, concluímos que o tema terapia assistida por animais era muito pouco conhecido em Foz do Iguaçu e que para chegar ao ponto de ter disponível na cidade essa opção de atendimento, o primeiro passo seria criar massa crítica a respeito do assunto, envolvendo profissionais da área da saúde, famílias de pacientes, gestores de instituições de saúde e assistência social, mídia, veterinários, protetores de animais e instituições de ensino superior.

Um comentário sobre “Bem vindos ao grupo TAA de Foz do Iguaçu

  1. Fico feliz por ver uma iniciativa como essa de vocês! É tão importante divulgar informações sobre os benefícios que esses seres lindos trazem pra gente. Eu não conhecia quase nada sobre TTA, e através desse projeto tive contato com tantas informações úteis. Me sinto agradecida!
    Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário